Manual

Grades
1) – MATERIAL
1.1 – Aço carbono: SAE 1008/1020
Aço inoxidável: AISI 304 – 316
1.2 – Solda: sistema MIG – arame AWS-A5-1879 – aço carbono.
…..- arame – aço inox.
O processo utilizado (MIG) de soldagem, elimina o surgimento de carepas, evitando a ferrugem precoce nos pontos de solda.
2) – SISTEMA CONSTRUTIVO
Barras chatas/barras chatas ou barras chatas/redondas, encaixadas e soldadas entre si (alternadamente), constituidas de barras portantes e barras secundárias.

2.1 – Barra portante
– Símbolo utilizado
– Barra que vence o vão, deve estar sempre apoiada.
– Barra cujo comprimento é o mesmo que a distancia entre apoios.
– Barra espaçadas a cada 25 mm ou 33 mm.
– Barra que terá o serrilhado, quando for antiderrapante.
– Quando a barra portante for maior que 1.500mm, é necessário a colocação de apoio intermediária , para evitar flambagem.

2.2 – Barra secundária
– Barra usada para travamento das barras portantes.
– Barra altura 13 mm ou 20 mm.
– Barras espaçadas a 25 mm/50 mm/100 mm ou 33mm/66mm/99mm.
2.3 – Malha
– Distancia entre eixo de duas barras portantes e duas barras secundarias.

2.4 – Dimensões
A – Barras portantes
Alturas variando de 13 mm até 100 mm.
B – Barras secundárias
Alturas variando de 13 mm até 25 mm.
C – Espessuras
2,0 mm / 3 mm / 4,7 mm / 6,3 mm / 7,9 mm.
D – Peças
Peças fabricadas conforme desenho – não sendo necessário execução de recortes na obra.
Sugerimos peças com até 1.500 mm x 2.000mm , para evitar deformação durante a fabricação / galvanização.
E – Malhas
25 mm x 25 mm 25 mm x 50 mm 25 mm x 100 mm.
33 mm x 33 mm 33 mm x 66 mm 33 mm x 99 mm.
(caso necessário podemos confeccionar malhas alternativas)

3) – CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
3.1 – Folgas
Prever folga de 3/6mm de cada lado da peça.
Canaletas de concreto prever folga de 5/8 mm de cada lado.


3.2 – .Tolerâncias
– Comprimento e largura ………………………. +/- 2 mm.
– Diagonal ……………………………………………. +/- 3 mm.
– Desvio de largura ………………………………….+/- 1 mm.
– Planicidade ………………………………………… +/- 2 mm.
3.3 – Flexa
– Nossa grade está dimensionada para flexa de L 200

Ex: barra portante com 1.000mm = 1.000/200 = 5 mm (flexa)
4) – TIPOS DE PEÇAS
4.1 – Normal




5) – SOBRECARGAS
5.1 – Distribuída

5.2 – Concentrada
Fixa – Tamanho + peso próprio da peça.

5.3 – Móvel
– diametro da roda.
– distância entre eixos.
– distância entre rodas.
– peso próprio do equipamento ou veículo.
– peso da carga a transportar.

6) – TABELA DE CARGAS
Legendas de tabelas de cargas
Cargas concentradas segundo as impressões de contatos (C.C.)





Capacidade de Carga para Pedestres 630Kg/m² de area


Capacidade de carga para Automóveis
400kg por area de contato de 120X120 mm.


Capacidade de carga para Caminhões Leves/Médios 1500kg por area de contato de 200 X 200 mm.


Capacidade de carga para Caminhões Truck Eixo Simples: 3500 Kg para 250 x 250 mm área de contato.
Capacidade de carga para Caminhões Truck Eixo Duplo: 6000 Kg para 250 x 250 mm área de contato. (Direção paralela a barra)



Capacidade de carga para Caminhões Leves/Médios 1500kg por area de contato de 200 X 200 mm.

7) – DADOS NECESSÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO
7.1 – Quando o cliente/projeto já definiu o tipo de grade:
– Código especificado no projeto/desenho
– Acabamentos: natural – galvanizado – pintado.
– Dimensões: comprimento e largura.
– Tipos de peças: normal com recorte : regular / recorte circular / circular
– Quantidade: n. de peças / kg / m2
7.2 – Quando a Igapó irá definir o tipo de grade:
– Vão: distancia entre apoios.
– Sobrecarga: kg/m2 ou concentrada.
– Malhas: A / B / C.
– Acabamentos: natural – galvanizado – pintado.
– Dimensões: largura x comprimento.
– Tipos de peças: normal com recorte ; regular / recorte circular / circular.
– Quantidade: n. de peças / kg / m2.
8) – E X E M P L O S

Degraus
1) – Material
1.1 – Aço:
Carbono SAE 1010 / 1020.
Inox 304 / 316
1.2 – Solda:
Sistema MIG – arame AWS-A-5-1879 – aço carbono
arame – aço inox.
2) – Sistema Construtivo
– Grade: de acordo com nosso padrão e tabela.
– Lateral: chapa de fixação com espessura de 3/16”.
– Furação: conforme tabela ou especificação do cliente.
– Topo: cantoneira ou chapa xadrez dobrada.
Obs: Para especificar degrau, não podemos adotar a mesma tabela de grade, pois o degrau recebe uma carga concentrada diferente, área de contato de apenas um pé de uma pessoa.
Presilhas
1) – Material
1.1 – Aço:
Carbono SAE 1010 / 1020.
Inox
1.2 – Parafuso/Porca:
2 1/2 x 1/4 – Galvanizados a fogo

Gradil
1) – Material
1.1 – Aço:
Carbono SAE 1010 / 1020.
1.2 – Acabamento:
Natural, Galvanizado e Pintado em Epox.

Brise
1) – Material
1.1 – Aço:
Carbono SAE 1010 / 1020.
1.2 – Acabamento:
Natural, Galvanizado e Pintado em Epoxi.

Notas
1) – ACABAMENTOS
1.1 – Natural (Preta)
1.2 – Pintura eletrostática
– Banho alcalino desengraxante.
– Imersão em água corrente.
– Banho em solução de cromato (para peças galvanizadas)
– Aplicação com tinta a pó de resina em poliéster pelo processo eletrostático, com espessura de 4 a 100 micras.
– Cura de 10/30 minutos a uma temperatura de 150/200 graus.
1.3 – Galvanizado
– Norma ASTM-A-123.
– Banho alcalino desengraxante
– Imersão água corrente
– Banho alcalino decapante.
– Banho de cloreto.
– Secagem e pré aquecimento.
– Imersão em tachos com zinco a uma temperatura de 445 graus.
– Espessura da camada: ..
0 < 2 = 30/45 micras
2 < 4 = 35/40 micras
4 < 6 = 45/50 micras
…< 6 = 53/60 micras
2) – VANTAGENS
Aproveitamos para mostrar as vantagens que a grade proporciona em relação as outras alternativas existentes no mercado:
– Não há perda ou sobra de material, pois a grade é fabricada de acordo como projeto.
– Não é necessário esquadrejar ou recortar o material,pois a grade é fabricada conforme projeto / desenho.
– Não é necessário quadro de cantoneira para fixar nas bordas das grades.
– A grade é fixada na estrutura metálica através de presilhas, sendo fácil a sua remoção, quando da manutenção, o mesmo não ocorrendo com as chapas que geralmente são soldadas na estrutura. Quando da remoção das chapas é necessário o uso de maçarico/lixadeira o que torna o sua remoção um processo muito perigoso devido ao risco de uma faísca provocar um incêndio.
– A grade tem seu peso/m2, reduzido em relação ao peso total da estrutura metálica devido a diminuição de apoios intermediários.
3) – CONTROLE DE QUALIDADE
3.1 – Matéria Prima
Verificação do certificado de qualidade
Inspeção dimensional.
2) – Corte / Estampagem
– Inspeção dimensional do material conforme croquis.
4) – Soldagem
– Inspeção visual dos pontos de solda.
– Critério: não é permitido respingos,falta fusão,trincas.
5) – Galvanização
– Inspeção geral da peça (empenamento + galvanização)
– Medição da camada de zinco ( mínima 60 micras).
6) – Tolerâncias
Dimensional = +/- 2 mm.
Planicidade = +/- 1 mm.
Diagonal = + 1 mm.
7) – Embarque
Verificação dos amarrados.
Colocação segura no veículo.
Critério: máximo de 20/25 grades por pacote, com duas fitas de aço para amarração.
TABELAS
TABELA BARRA CHATA


